Weber 40 IDF Central

Sumário

Esse post é interessante para quem está na dúvida sobre trocar a carburação do Fusca para algo mais "nervoso". Na verdade, eu não me acertei muito com a Solex dupla que estava no carro, e isso também contribuiu para eu não partir para uma Weber 40 IDF. A configuração central parece ser boa, e acho que se no futuro eu resolver colocar um ar condicionado no Fusca, terei espaço para o compressor.

Dúvidas na Configuração
Depois de muito apanhar para regular as duplas solex do fusca, resolvi partir para a Weber Central. Eu estava na dúvida entre as duplas Webers ou a configuração Central, e terminei optando por esta última pelos seguintes motivos:
1 - Amigos com a configuração dupla, que terminam não aproveitando o carro pelas constantes regulagens necessarias;
2 - Dificuldade na regulagem em si, por conta de precisar do equalizador e também pela falta de espaço no cofre do fusca (de fato, fazer manutenção nas Solex originais era um parto);
3 - Preço da Weber;
4 - Desempenho: dizem que a configuração Central não se aplica ao uso do Etanol, mas eu vou ficar apenas na gasolina mesmo, e nesse caso, ja vi Webers alimentando motores Opala 4100 de forma descente, entao um 1600 nao seria um problema.

Então parti para a compra:

  • Uma Weber IDF (Cópia Fajs), em torno de R$850,00 no ML
  • Um coletor Central EMPI + os coletores laterais (Restaurakar e Fuscanet), deu uns R1600,00 os dois
  • Filtro de ar Weber IDF (uns R$200,00).

Depois consegui vender o kit da dupla solex no ML por R$700,00.



A Weber está funcionando razoavelmente bem, mas falhando quando acelero rapido. Os gicles são ainda os originais da Fajs, e acho que estao pequenos:

  • Ar: 200
  • Lenta: 52
  • Principal: 115

Apesar de nos calculos estarem corretos, vários preparadores usam outros maiores, inclusive a CB Performance. Então encomendei no ML as seguintes medidas:

  • Ar: 175
  • Lenta: 60
  • Principal: 145
O carro está andando de forma aceitável. Cheguei a apanhar muito por conta de uma barbeiragem que deixava o motor morrendo: esqueci de apertar uma das canetas de Weber e estava dando entrada de ar. Depois que resolvi isso o carro ficou melhor.
Andando com ele, a marcha lenta está boa, e ele acelera bem, mas na faixa de transição lenta-alta tem uns buracos. Creio que vou precisar rever o gicle de Ar, mas vou colocar o conta-giros e o sensor AEM, com o escapamento dimensionado, antes de mexer nisso.





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