Suspensão Traseira

Revisando e Ajustando a Traseira

Os autores estrangeiros especializados em Fusca comentam que a suspensão traseira é até razoável, visto que tem semelhanças com os Porsches antigos. O melhor seria ter uma IRS, como na Kombi ou parece que na Variant II, mas isso fica para outro momento.
De qualquer forma, originalmente a altura é muito elevada e a cambagem, por esse motivo, fica positiva. O ideal é ter uma cambagem em 0º ou -1.5º, o que melhorará o comportamento dinãmico do carro.
É bom também começar a regulagem da altura do carro, traseira e dianteira, pela suspensão traseira, senão você pode ficar com o carro torto lá na dianteira (caso não faça a traseira).

A fábrica recomenda que o facão tenha uma inclinação entre 18.5º a 19.5º considerando o carro nivelado e o facão semi-solto (sem carga).

O ajuste da altura é feito pelos dentes internos e externos da barra da torção. 
  • Os dentes externos, do lado do facão, têm 44 dentes, o que dá 360º/44 = 8,10º de rotação da barra. 
  • Se rodarmos a barra pelos dentes internos, 360º/40 dentes = 9º de rotação.
Combinando a rotação interna e externa da barra temos um ajuste fino de rotação da barra de 50', onde o carro baixa ou sobe aproximadamente 0,55cm.

Veja a tabela abaixo:
  • "Inner Spline Rotation": dentes da barra de torção de dentro, que ficam presos no chassi;
  • "Outer Spline Rotation": dentes da barra de torção de fora, que ficam presos no facão;
  • "Spring-Plate Angle" é o angulo que o facão irá ficar (se usar um goniômetro)
  • "Approximate Drop In Cm" é quanto que irá baixar (medidas em cm)



Exemplo

Dianteira:
Esquerda: 38cm  /  Direita: 36cm

Traseira:
Esquerda: 37cm  /  Direita: 35cm

O lado esquerdo está ligeiramente mais alto, 2cm na traseira
Então eu vou:
  • Descer o lado esquerdo (2cm):
    • Girar 4 dentes internos no sentido horário
    • Girar 4 dentes externos (facão) no sentido anti-horário.

O roteiro da manutenção:

  1. Cavaletes na traseira (tentar deixar o carro nivelado com a frente, senão medir o ângulo de inclinação). No meu caso, medi a inclinação usando um aplicativo no smartphone: O lado esquerdo está com 3.9° e o direito com 3.6° (parece ser desnivel no chão mesmo. Espero que isso nao atrapalhe).
  2. Ajuste do facão:
    1. Marcar o semieixo no facão para não perder a regulagem na remontagem. Eu usei uma caneta marcadora preta, mas antes limpei a area com um desengordurante. 
    2. soltar o cabo do freio de mão. São dois lados presos por porcas 10mm.
    3. soltar os 3 parafusos do facão (um prende o coxim do batente) e o amortecedor.
    4. soltar o semi-eixo
    5. soltar a tampa do coxim (chave 15mm)
    6. comprimir o facao e liberar com pé-de-cabra
    7. marcar a posição do facão liberado (meta é entre 18.5º a 19.5º)
    8. medir o ãngulo do facão
    9. retirar somente o facão, com cuidado para não soltar a barra do chassi
    10. trocar coxim interno
    11. marcar posição da barra
    12. reposicionar o facão com o ângulo desejado
    13. comprimir o facão e terminar de encaixá-lo (martelando-o)
    14. colocar a tampa com o novo coxim. Apertar os 4 parafusos
    15. aparafusar o semi-eixo na mesma posição marcada no item #1.
    16. Repetir do outro lado.



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