Suspensão Dianteira

Suspensão Dianteira


O início

Quando comprei, ele estava com rodas originais de 4.5 polegadas e pneus de bicicleta, 165 originais.


Auto Shop Virtual - Fusca Itamar 1993 a 1996 - Manual de ...


Vários autores comentam sobre melhorias que podem ser feitas no fusca, mas várias dessas já estão feitas no Fusca Itamar:
  • Barra estabilizadora dianteira
  • Barras compensadoras na traseira (confirmarei o nome) 
Mas algumas coisas podem melhorar:
  • Rodas de 5.5 ou 6 polegadas aro 15";
  • Pneus mais largos;
  • Rebaixar a traseira para 1 a 2 graus negativos na cambagem.
  • A dianteira vamos baixar uns 5cm para ficar bacana mesmo.

Rebaixando a dianteira

Há diversas formas para se rebaixar o fusca. Na dianteira, basicamente podemos:

1. Retirar uma das molas do feixe: essa é a mais barata e menos recomendada, porque muda as caracteristicas elasticas do feixe e você vai terminar com um carro duro para dirigir.

2. Catraca: Pode ser a do tipo "Dentão" ou "Sway". A primeira é a mais comum, mas a segunda parece ser melhor para regular. Você pode achar isso tudo no Mercado Livre.

O problema ao baixar demais na catraca é que o amortecedor talvez tenha que ser trocado por outro de menor curso. Dizem que o do Chevette serve bem para isso.

3. Catraca Mexicana: Uma maravilha para ajustar a altura. Também estão vendendo no Mercado Livre.

O problema aqui é que essa Catraca Mexicana interfere na barra estabilizadora do carro (para os que tem, como o Itamar). Então eu não considero porque retirar a barra estabilizadora apenas para ficar bonito não é uma opção para mim.

4. Manga de Eixo Deslocada, ou Drop Spindle.
Esse componente rebaixa o carro em uns 5cm, sem mudar o curso dos amortecedores. É o mais fácil. Dá para trocar em casa com algumas ferramentas em poucas horas.


Como eu fiz

Optei pela Manga de Eixo EMPI. Fiz o trabalho em casa mesmo. Em um primeiro momento fiquei bem satisfeito, mas os pneus 195/60-R15 passaram a arrastar no paralama.
Passei os pneus para 175/65-R15, mas continuou arrastando. Digo que fica quase impraticável dirigir o carro a menos que em linha reta.

O problema é que, além de rebaixar, as mangas jogam as rodas para fora uns 2.5cm.
Então você pensa: vou colocar um quadro encurtado, mas ai você também perderá a barra estabilizadora nos fuscas mais novos, então não considero essa opção.



Então resolvi voltar com as mangas de eixo originais.

Então resolvi voltar com a manga de eixo original. Mas quando comecei a desmontagem dos freios, percebi que as molas do feixe parecem estar quebradas.




Dois dos feixes estão saindo do quandro, inclusive expulsaram a tampa de vedação do braço superior.
Isso pode justificar o porque do carro ter ficado tão baixo. Ainda não tive tempo de terminar a desmontagem... farei isso nesses proximos dias.




Os pivos também já estão precisando de troca.

Muito estranho isso tudo. Tenho quase que certeza que as molas não escapariam para essa posição, então a dúvida é quando isso aconteceu: antes do conserto na empresa Monobloco ou depois disso.

Bom, independente do culpado, preciso consertá-la. Mas preciso antes tirar as molas presas no braço. Minha ideia é colocá-lo no quadro e golpear as molas com uma marreta, para que elas saiam pelo lado direito.

Seria bom trocar os pivôs também. Amanhã vou ver no ML, custa uns 160 reais o jogo com 4 pivôs.

Também estou pensando se coloco as catracas logo. Mas acho que vou montar com as mangas mesmo.

Resolvendo as molas

Comprei 3 molas de 9mm avulsas de um cara no ML. É dificil achar molas avulsas. Esse cara, Xandy, é uma recuperadora de suspensão muito atencioso.




As molas chegaram em 5 dias e comecei a montar.

Não cheguei a retirar o quadro, mas quase fiz isso. Digo porque enfiar essas molas no quadro é uma M. Irritante mesmo. A dica é a seguinte: instale o braço de suspensão em uma das pontas, prenda a outra extremidade com fita para que as molas não desalinhar, e tenha muiiittttaaaa paciência para colocá-la no lugar. No final, dá tudo certo.

Levei umas 3 horas para colocar as molas, os braços de suspensão e baixar o carro para ver como ficou. deu para ver que o lado do motorista ficou muito mais alto que o do passageiro, ou seja, o serviço feito na Monobloco não serviu para nada, além de me deixar mais de 3 mil reais mais pobre.

Moral da história: Só tem mecânico merda mesmo. Nessa coisa de carro antigo, ou de outros serviços também, ou você mesmo faz, ou faça com um amigo de confiança. Se fizer com qualquer um, vai gastar dinheiro e não terá um serviço de qualidade.

Inclusive, o suposto 'alinhamento do cabeçote' feito pela empresa Monobloco foi balela. Acho que para alinhar a dianteira eles instalaram o braço da suspensão torto mesmo, como nas fotos acima.

Mas, bola para frente. O importante é resolver.

Para o próximo dia:
  1. Reaperto dos parafusos central das molas no quadro
  2. Reaperto dos parafusos das molas dos braços de suspensão
  3. Reaperto dos parafusos dos pivos nos braços e amortecedores.
  4. Colocar o acabamento de vedação das molas nos 4 quadros.
  5. Instalar a barra estabilizadora.
  6. Dar uma volta com carro para assentar a suspensão, e medir o desnível do carro.
  7. Ajuste do facão traseiro para tentar resolver o alinhamento.

25/07/2020 - Instalação da barra estabilizadora

Instalei a barra estabilizadora e reapertei os parafusos. Ficou faltando apenas colocar os acabamentos de vedação das molas (#4) e travar as pinças das buchas da barra estabilizadora. Não fiz porque vou precisar retirar as rodas do carro e ficou meio tarde, então finalizarei isso amanhã.
Mas dei uma volta na garagem com o carro para ver o assentamento da suspensão, e no final o carro voltou a ficar bem torto, como antes de mandar para a Monobloco.

Minhas suspeitas:

  • O ajuste do facão traseiro está desigual, então tanto a traseira quanto a dianteira ficam com alturas diferentes.
  • Desconfio que os paralamas dianteiros são diferentes, ou um está desalinhado. Então, quando meço a partir dele para o chão ou ponta de eixo, a medida fica diferente entre as rodas. Amanhã vou tentar fazer as medidas de altura a partir do assoalho do carro, ou então do quadro da suspensão. Se estiverem iguais, então é o paralama mesmo.


Para o próximo dia:



    1. Colocar o acabamento de vedação das molas nos 4 quadros.
    2. Travar as pinças das buchas da barra estabilizadora (precisarei retiras as rodas para ter acesso com o martelo)
    3. Medir altura a partir do assoalho e/ou quadro.
    4. Preparar o carro para regulagem do facão - cavaletes na traseira.

    Lições Aprendidas

    • Comece a regulagem da suspensão pela traseira. A cambagem deve ficar entre 0º e -1,5º pára melhor desempenho.
    • Mecânico desconhecido é roleta-russa. Se você puder, compre as ferramentas, assista vídeos do Tonela no Youtube e faça você mesmo (DYI - Do It Yourself).



    Comentários