A base do projeto: Fusca Itamar
O melhor carro para o seu projeto será o que você encontrar em melhor estado geral, e também quanto você está disposto a investir. Independente do ano do carro, praticamente todas as peças do um fusca podem ser trocadas por modelos melhores, sejam originais ou fabricados por outras empresas especializadas, como EMPI, SCAT, ou mesmo as nacionais.
Entretanto, os Fuscas Itamars, e os a partir de 1982, têm melhorias mecânicas que são interessantes:
- Os freios a disco das rodas dianteiras, suspensão pivot.
- Suspensão dianteira e traseira com upgrades que melhoram a estabilidade, como barra estabilizadora.
- O próprio motor 1600, sendo os últimos o motor Tork com cabeçotes de 6 aletas. Se você não pensa em aumentar a cilindrada do motor, o Tork com esse cabeçote é provavelmente a melhor opção. Mas se você for querer um motor maior, 1800, 1900, 2000 ou mais, então os kits de pistões são para cabeçotes de 8 aletas.
Eu queria um Itamar mesmo. Se pudesse, teria comprado uma versão Ouro, mais rara. De qualquer forma, estou satisfeito como o modelo que tenho, mas poderia ter selecionado um em melhor estado (é melhor pagar um pouco mais por um carro perfeito, do que gastar em manutenções).
A idéia é seguir com um California Look, meio metido a German Look. Não faço questão de placa-preta e originalidade, porém espero modificar o meu Fusca com peças que combinem com a idade do carro, ou seja, não colocarei painel digital, nem um volante que pareça da Fórmula 1 cheio de botões. As rodas também não podem ser "modernas", e devem preferencialmente lembrar os Porsches ou California Looks mesmo.
1. Suspensão
A suspensão dianteira e traseira serão rebaixadas, mas sem socá-lo no chão, afinal pretendo usar o carro e não tê-lo como peça decorativa apenas. Algo como esse Fusca preto abaixo, que está com rodas aro 16.Como chegar nesse resultado:
- Dianteira:
- Mangas de Eixo EMPI, que rebaixam o carro em cerca de 5cm, porém jogam os pneus cerca de 2,5cm para fora (isso pode ser um problema)
- Um par de catracas para ajuste fino da altura, provavelmente subindo um pouco a altura dianteira
- Amortecedores novos
- Revisão dos terminais
- Traseira:
- Troca dos coxins do facão por modelo EMPI ou PU
- Regulagem para deixar a cambagem em cerca de 1-2º negativos
2. Freios
Aproveitar e revisar os freios, trocar pastilhas e fluidos.Posteriormente poderei pensar em fazer upgrade nos freios. Não creio que colocarei discos na traseira, mas um upgrade na dianteira pode ser interessante.
3. Upgrade Motor (Estágio 0 - Bolt-On)
- Weber 40 IDF Central
- Escapamento dimensionado Silenauto
- Balanceiros 1.25 ou 1.40

Comentários
Postar um comentário